Sem categoria

Paulo Nogueira Filho é novo gerente regional do IPA em Petrolina (PE)

Nesta terça-feira (27), o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto, entregou as nomeações de supervisores e gerentes dos Escritórios Regionais em todo o Estado.

Em Petrolina, a gerencia regional ficará no comando do médico veterinário e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf),Paulo Nogueira Filho.

Conheça um pouco do perfil de Paulo Nogueira Filho

Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco(Univasf), na Linha de Pesquisa: Biotecnologia e genética aplicadas ao manejo animal. Possui Mestrado em Extensão Rural com ênfase na linha de pesquisa: Instituições Sociais e Desenvolvimento Territorial, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Única. Pós-graduando em Docência e Gestão de Ensino Superior pela Faculdade Única. Pós-graduando em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Faculdade Única. Atualmente é Extensionista Rural Médico Veterinário do Instituto Agronômico de Pernambuco(IPA), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco(SDA). Servidor cedido a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco(SECTI), na Chefia de Apoio Institucional. Tem experiência na área de Medicina Veterinária em Assistência Técnica e Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Técnica e Extensão Rural; Desenvolvimento Rural Sustentável; Implantação de Programas de Autocontrole em Indústrias Alimentícias, Boas Práticas de Fabricação(BPF), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle(APPCC ou HACCP), Programa Padrão de Higiene Operacional(PPHO), Procedimento Operacional Padrão(POP); Inseminação Artificial em Caprinos e Ovinos; Manejos: sanitário, nutricional, produtivo e reprodutivo em Caprinos, ovinos e bovino; Avicultura: industrial, de capoeira, caipira, tipo caipira; Apicultura, Meliponicultura, Agroecologia; Meio Ambiente e Agricultura Familiar; Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, Proteômica. know-how em Projetos Produtivos e de Desenvolvimento Territorial. Habilidade de soft skills e hard skills, sendo soft skills mais relevantes como: capacidade de liderança; empatia; criatividade; inteligência emocional; capacidade de persuasão; paciência; flexibilidade; capacidade de comunicação; resiliência. Sempre buscando soluções para Inovações Tecnológicas com sustentabilidade para os APL’s-Arranjos Produtivos Locais.

Prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, nos aspectos produtivo, gerencial e associativos; participação da elaboração de planos de desenvolvimento rural; assessoraria as organizações representativas dos agricultores familiares, para a produção e comercialização; elaboração de plano de capacitação de agricultores familiares e suas organizações; elaboração projetos de edificações rurais e de irrigação; capacitação agricultores familiares e suas organizações; apoio projetos não agrícolas no espaço rural, como exemplo de turismo, artesanato, serviços, agroindústria, entre outros; emissão de Cadastro Agricultura Familiar(CAF); elaborar e implantar planos de crédito rural; assessorar as instâncias locais de desenvolvimento rural; realizar levantamentos e diagnósticos participativos; realização fiscalizações de empreendimentos rurais financiados por agente financeiro; apoio a programas da Secretaria de Agricultura do Estado de PE; apoio as atividades de cidadania, geração de emprego e renda; articular as ações institucionais para o desenvolvimento dos projetos e programas; desenvolvendo atividades sociais com vistas à segurança alimentar e nutricional para o agricultor familiar; acompanhamento e orientação os Agentes de Extensão Rural no desenvolvimento de suas tarefas; mobilização e sensibilização agricultores familiares, suas famílias e organizações para as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural-ATER, participação de equipes de trabalho multidisciplinares e execução outras tarefas correlatas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar