Sem categoria

Cerpris Juazeiro: gestão Suzana Ramos segue melhorando a vida de pessoas com deficiência física com entrega de próteses e órteses

Qualidade de vida e independência é o que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio do Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), vem garantido para os seus pacientes com deficiência física ou mobilidade reduzida com a entrega de Órteses, Próteses ou Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs). Ao longo da gestão da prefeita Suzana Ramos, foram mais de 200 OPMs adquiridas e distribuídas.

A fonte dos recursos que custeia a aquisição das OPMs é federal, mas foi decisão da gestão Suzana Ramos utilizá-lo para a compra das OPMs. “Quando tomei conhecimento que este recurso poderia beneficiar diretamente os pacientes, não pensei duas vezes e autorizei a destinação. Seguiremos investindo na compra de OPMs para melhorar a vida de dezenas de pessoas”, comemorou a prefeita Suzana Ramos.

O técnico eletrônico Aurisnei Cleiton Silva Santos conhece bem os benefícios que uma prótese pode trazer no dia a dia. No ano de 2008, ele sofreu um acidente motociclístico e precisou amputar parte de uma das pernas. Cleiton já foi paciente do Cerpris e permanece cadastrado desde então e já recebeu duas próteses transfemoral, pois elas precisam ser trocadas a cada quatro ou cinco anos. “A prótese é fundamental na minha rotina. Faço tudo com ela, ando a pé, dirijo, posso trabalhar normalmente. Faz muita diferença na minha vida”, disse.

O secretário de Saúde, Allan Jones, explicou que a decisão da gestão Suzana Ramos em utilizar o recurso para a compra das OPMs, é mais uma ação voltada para levar uma saúde de qualidade ao povo de Juazeiro. “Anteriormente, esse recurso federal era aplicado para outros fins e os pacientes precisavam recorrer à justiça para conseguir o material, o que tornava a espera ainda maior, prejudicando os pacientes em diversos aspectos, como em sua autonomia, por exemplo”, comentou.

Parceria para distribuir cadeiras de rodas

A prefeitura também estabeleceu uma parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para a distribuição de 400 cadeiras de rodas. A igreja fez a doação do material e as equipes do centro fizeram o processo de adaptação dos pacientes.

Como receber o material?

Segundo a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira, para receber uma OPMs, a pessoa com deficiência precisa estar cadastrada na unidade. “O paciente deve nos procurar para que possamos fazer o cadastro. Como atendemos a 28 municípios da macrorregião norte da Bahia, infelizmente, ainda temos uma fila de espera, mas fazemos o possível para atender às pessoas o mais rápido que podemos”, afirmou.

O Cerpris fica localizado na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio (próximo à Delegacia da Mulher) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para contato é o (74) 3612-1866.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar