Cidade

Após atingir 75% da rede, Simão Durando reafirma compromisso de climatizar todas as escolas municipais em 2024

Com R$ 6,5 milhões investidos na compra de aparelhos de ar condicionado, a Prefeitura de Petrolina conseguiu contemplar, em 2023, 75% das salas de aula das escolas municipais. Para o próximo ano, o prefeito Simão Durando assegura que todas as unidades escolares e creches públicas do município estarão climatizadas. A medida é um dos carros-chefes do programa de governo para melhorar a infraestrutura e o aprendizado na educação básica, que foi premiada duas vezes somente em 2023.

Especialistas de saúde e educação apontam que o excesso de calor pode afetar diretamente no desempenho e na concentração dos alunos. Em Petrolina, o cenário é ainda mais grave por conta das temperaturas que podem atingir mais de 40º no verão. “Durante anos, chegou-se a ter suspensão de aulas em dias mais quentes nas escolas municipais porque as crianças e os professores não suportavam o calor nas salas de aula. Isso é um impacto direto na qualidade do ensino. Por isso, que colocar ar condicionado nas escolas e creches virou uma prioridade de nosso governo. Queremos garantir que nenhum aluno perca uma aula ou não consiga se concentra pelo excesso de calor típico de nossa região”, explica o prefeito Simão Durando.

Até o momento, um total de 1.282 salas de aula já foram beneficiadas com climatização. Já a rede de creches está 80% equipada com aparelhos de ar condicionado. “Vamos chegar em todas as salas de aula. Não queremos nenhuma criança sofrendo com calor no momento de aprender. É importante lembrar que até 2017, nem 1/4 da rede municipal era climatizada. Nos últimos anos, estamos transformando essa realidade porque nossa meta é alta. Temos a melhor educação pública de Pernambuco, mas queremos ser a referência maior do Nordeste”, destaca o prefeito de Petrolina.

Fotos: Devid Menezes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar