GERAL

Prefeitura de Juazeiro altera fluxo de marcação de consultas e exames de idosos na rede municipal de saúde

Buscando otimizar a saúde no município e reduzir as filas de espera no atendimento e marcação de exames e consultas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que, a partir do dia 25 de março, na abertura da agenda, os idosos devem fazer seus agendamentos diretamente nas suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida visa proporcionar mais conforto a esses usuários, reduzindo as filas no agendamento dos procedimentos.

O agendamento na Sesau é voltado para públicos os prioritários: pacientes oncológicos, com fibromialgia, lúpus, autismo, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, ressonância, tomografia e cateterismo. “Estamos sempre buscando oferecer, não só serviços, mas dignidade para a população, porque entendemos que não é só requalificação e compra de equipamentos, mas também é oferecer conforto às pessoas e aos nossos colaboradores. Essa foi mais uma medida para reduzir, ainda mais, as filas que se formam quase abrem as agendas de marcação para consultas e exames especializados”, disse a prefeita, Suzana Ramos.

A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, ressalta que a marcação pelos idosos nas UBSs será prioridade e, com isso, o grupo terá mais conforto para agendar seus procedimentos nos seus bairros. “É algo que sempre nos preocupa, ver os idosos nas filas. Estamos, a cada dia, otimizando o sistema para trazer mais celeridade e organização na marcação de exames, através das UBSs. Esses agendamentos nas UBSs obedecem à cota de vagas para cada unidade, respeitando a área de cobertura e seus usuários”, esclareceu.

Documentação do público prioritário

Para fazer a marcação na Secretaria de Saúde, é preciso apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação:

– Os pacientes do TFD precisam apresentar o carimbo e o número do prontuário do TFD. A Sesau disponibiliza uma carteirinha para estes pacientes e, para o atendimento, é necessária a apresentação da mesma;

– Os pacientes oncológicos precisam apresentar a carteirinha do tratamento;

– Os pacientes com fibromialgia devem apresentar o relatório médico da doença;

– Os pacientes com Lúpus precisam apresentar a carteirinha e o relatório médico;

-Os pacientes pré-operatório têm que apresentar as requisições de pré-operatório.

Além desta documentação, todos os pacientes precisam apresentar um documento oficial com foto, o Cartão SUS e as guias médicas. Cada paciente poderá marcar apenas as suas requisições. As marcações de terceiros devem ser feitas apenas por familiar ou com procuração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Veja Também

Fechar
Fechar