Economia

Artigo: Haverá aumento de impostos

Especialista afirma que novo presidente da república deverá dialogar com o congresso, mas que o contribuinte é quem vai pagar a conta

Agosto de 2018 – O evento de abertura da II Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios, realizada pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, que acontece em Curitiba/PR de 14 a 16 de setembro, traz o presidente do Instituto Brasilis, Alberto Carlos de Almeida, para uma palestra sobre o as eleições 2018. Almeida, que foi colunista do Jornal Valor Econômico e escreve semanalmente para o portal Poder360, é cientista político, sociólogo e pesquisador.

O especialista vem a Curitiba para o evento que reunirá durante três dias profissionais de todo Brasil para discutirem tributação, inteligência de negócios e tecnologia da informação.

Almeida inicia a programação na sexta-feira, dia 14, às 19h30, palestrando sobre o tema Eleições 2018: resultado previsível ou surpreendente? Em seguida, uma mesa de debates sobre Brasil Pós-Eleições: Fatores Políticos e Econômicos, composta pelo advogado Fábio Grillo, pelo presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara e pelo reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, levantará aspectos importantes relativos ao pleito.

Cenário eleitoral não é previsível

Segundo o especialista, o eleitor vota conforme o seu contexto social. “Temos o costume de votar de acordo com nossos interesses, optando por aquele que nos oferece uma promessa de melhoria de vida em curto prazo. Nossas escolhas, geralmente, têm a ver com a identificação do eleitor com o candidato”, afirma Almeida.

O cenário político, ainda rodeado de incertezas, deve se mostrar mais claro ao eleitor próximo ao pleito. “As pesquisas nem sempre refletem a realidade, e temos acompanhado isso ao longo das eleições. Muitas vezes, o candidato que era tido como favorito, acaba nem sequer indo para o segundo turno, e isso tem muito a ver com a frustração do eleitor com o sistema político. O cenário não é previsível e, nesse momento, não há candidato favorito”, diz o sociólogo.

“O brasileiro vota com o bolso porque tem uma vida difícil. No Brasil, ninguém se acha rico, ao mesmo tempo em que ninguém se acha pobre”, declara o especialista.

Brasil Pós-eleições e o temido aumento de impostos

Se o país vai crescer após as eleições? Almeida aposta que sim. “O crescimento não será grande, porque tem a ver com ganho de produtividade, e o Brasil está numa situação complicada, muito por conta da baixa escolaridade da população. Falta investimento no ensino médio e fundamental de qualidade, que é a principal maneira de o país alavancar, só se ganha em produtividade quando se investe em qualificação”.

Para o especialista, o novo governante tem um desafio complexo, que se arrasta há anos: o intrincado e confuso sistema tributário brasileiro. “A prioridade dos primeiros seis meses de governo do próximo presidente é o sistema fiscal e tributário brasileiro, que vem sendo empurrado para os mandatos um após o outro. O novo eleito deverá ter capacidade de negociação com o congresso, porque ninguém governa sozinho e isso vai depender, e muito, da escolha da equipe e das alianças que irão se formar. O novo presidente terá que jogar com as peças que já estão no tabuleiro”, afirma.

A saída para uma recuperação econômica, mesmo que em longo prazo, e que coloque as contas públicas em equilíbrio, de acordo com Almeida, é o aumento de impostos. “Infelizmente, haverá aumento de impostos. Não tem jeito. É impossível cortar gastos, ainda mais quando se leva em conta as despesas fixas, que engessam o orçamento. A conta irá para o contribuinte, qualquer que seja o eleito”, conclui.

Sobre a II Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios

A II Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios – BI & Taxathon é um evento com conteúdo relevante e que promoverá diálogos estratégicos para agregar valor nas áreas de tributação, contabilidade, tecnologia da informação, administração, marketing, inteligência de mercado e gestão empresarial, tudo isso de forma intensiva, oferecendo 12 workshops simultâneos e nove palestras que proporcionarão aos participantes conhecimento e ampliação da sua rede de contatos.

Serão três dias, de 14 a 16 de setembro de 2018, em que profissionais de todo o Brasil discutirão procedimentos de integração das equipes de vendas, tributação e tecnologia para a racionalização dos custos e aumento da lucratividade empresarial.

A abertura da II Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios acontecerá no Hotel Four Points by Sheraton – Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel, dia 14 de setembro, com início às 18h. As inscrições e toda a programação estão disponíveis no site oficial do evento: www.mtin.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar