Educação

ENEM – Estudantes se preparam com ginástica para o cérebro

Falta menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio e todos os anos, milhares de alunos dedicam horas estudando para realizar o sonho de entrar na faculdade. Mas o que muitos estudantes estão fazendo agora para se diferenciar dos demais é ginástica para o cérebro, garantindo mais atenção, raciocínio lógico e foco.

A ginástica para o cérebro é baseada no conceito de neuroplasticidade, já comprovado pela neurociência por meio de pesquisas. A ideia principal é a de que o cérebro e as habilidades cognitivas podem se desenvolver de acordo com estímulos externos.

“Com a prática de exercícios que estimulam o cérebro, estimulamos a construção de sinapses e a qualidade das conexões, potencializando assim habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade, habilidades requisitadas para um bom desempenho nas provas, em que cada minuto é precioso!”, explica Solange Jacob, diretora acadêmica nacional do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica cerebral pioneira no país, com mais de 400 unidades.

Eduarda Villiod tem 19 anos, é aluna do SUPERA Ribeirão Preto (SP) e percebeu os resultados em apenas três meses do curso: “Minha concentração melhorou muito de um tempo para cá. Fiquei muito mais confiante para fazer as provas, os simulados e me sinto mais preparada para fazer o ENEM”, conta.

A aluna Júlia Zanetti, 20 anos, conquistou vaga em 5 universidades federais e deve uma parte dos seus resultados às aulas de ginástica cerebral: “A atividade que mais gosto e que mais ajudou com certeza foi o ábaco, pois sempre tive problemas na escola com lógica e matemática e com certeza melhorou muito meus resultados na área das exatas, principalmente durante os vestibulares. Senti um desenvolvimento também em interpretação de textos, uma vez que me ajudou a ter mais foco para me concentrar nos textos e questões das provas”, diz a estudante de SUPERA Bento Gonçalves (RS).

Dentro das salas de aula do Método SUPERA, o aluno entra em contato com atividades que demandam novidade, variedade e desafio crescente, que consistem na prática do ábaco – instrumento milenar para cálculo; exercícios cognitivos, jogos de tabuleiro e virtuais, dinâmicas em grupo e a prática das neuróbicas – exercícios praticados no cotidiano  de uma forma diferente, responsáveis por ativar os neurônios.

Por meio do convívio com os outros alunos e os jogos e dinâmicas educativas realizadas em sala de aula, o aluno desenvolve não apenas habilidades cognitivas, mas também espírito colaborador, habilidade para estar aberto a novas ideias, lidar com desafios, comunicação, superação de conflitos e autoconfiança.

Sobre o SUPERA

Além de contribuir para o desempenho de estudantes (vestibulandos e concurseiros), o SUPERA aumenta a produtividade de profissionais, melhora o desempenho de atletas e mantém idosos ativos. Por estimular conexões neuronais, as atividades do método promovem mudanças de hábito e atitude, garantindo qualidade de vida.

O SUPERA foi criado pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo, na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. A ideia surgiu quando ele pesquisava ferramentas e recursos para ajudar o filho pequeno a se concentrar na escola e encontrou o ábaco.

Ao aplicar a ferramenta na educação do filho, percebeu resultados muito positivos, o que o levou à formatação da metodologia junto a neurocientistas e pedagogos, que posteriormente veio a se tornar o Método SUPERA.

Hoje, com 13 anos de história, a rede de escolas de ginástica para o cérebro já treinou mais de 130 mil alunos e está presente em 400 unidades espalhadas por todos os estados do Brasil.

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar