Política

Itapissuma tem novo prefeito

O vereador Jean Carlos Alves dos Santos (PSD) foi eleito neste domingo (22) para presidência da Câmara de Vereadores de Itapissuma e, consequentemente, assume interinamente o comando da prefeitura da cidade. A eleição ocorreu durante reunião extraordinária realizada na Câmara. Jean Carlos contou com os votos dos 8 vereadores presentes. Do total de 11 parlamentares da Casa, três não compareceram à reunião.

Jean Carlos assume o comando do município em substituição a José Bezerra Tenório Filho, que foi afastado do cargo na última sexta-feira (20) em razão de uma operação deflagrada pela Polícia Civil no município. Os policiais cumpriram 21 mandados de busca e apreensão domiciliar, e suspendeu cinco mandatos de cargo eletivo na cidade. Além do prefeito, também tiveram os mandatos suspensos a vice-prefeita Elionilda José de Santana e o presidente da Câmara de Vereadores, Jeferson Teles Alves Carneiro de Albuquerque e mais dois vereadores.

Na reunião deste domingo, os vereadores Edjane Tavares (PSD), Paulo Roberto Costa (PSB) e Fábio Bento (PSDB) também assumiram as vagas dos parlamentares afastados – Tonho (PSB), Irmão Nivaldo (PMN), GG de Zé Antônio (PSDB). Segundo o secretário de Governo, Jefferson Menezes, logo após a reunião, Jean Carlos assinou o livro de posse e conduziu a cerimônia de transmissão de cargo. Desde a última sexta-feira, a secretária de Administração, Albaneide Souza de Lima, estava no comando da Prefeitura de Itapissuma.

Jefferson Menezes, explicou, ainda, que Jean Carlos assumiu o cargo cumprindo o que manda a Lei Orgânica, o Regimento Interno da Câmara e a Constituição Federal. “No impedimento ou vacância de cargos da Mesa Diretora, a maioria absoluta (5) de vareadores faz a convocação da reunião e elege os novos ocupantes”, assegurou, acrescentando que nesta segunda-feira (23) os representes dos poderes Judiciário, Legislativo e instituições bancarias da cidade “serão informados que Jean Carlos é o novo prefeito de Itapissuma”, pontuou.

Segundo ele, nesta semana uma nova votação será realiazada para eleger o novo presidente da Câmara. Vale lembra que o prefeito afastado José Bezerra Tenório Filho e as outras pessoas que tiveram mandatos suspensos podem retornar às respectivas funções por ordem judicial.

Investigação

De acordo com a Polícia, foram praticados crimes de falsidade ideológica, frustração de direito assegurado por lei trabalhista e peculato. Outros 12 mandatos de afastamento de funções públicas de servidores foram cumpridos. O Programa Frente de Serviço, voltado para os serviços de assistência social, também foi suspenso por suspeitas de desvio de dinheiro além da quebra de sigilo bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Veja Também

Fechar
Fechar