Cidade

Educação Infantil: Estudantes passam por semana de adaptação em creches de Petrolina

A primeira semana de aula é um marco na vida de qualquer criança, bem como das suas famílias, e a rede municipal de ensino de Petrolina vê esse momento com muito carinho e cuidado. Exemplo disso pode ser constatado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas unidades do Programa Nova Semente. Durante toda esta semana, as instituições estão promovendo a adaptação dos mais de 15 mil pequenos estudantes, com o objetivo de estabelecer um vínculo afetivo entre as crianças, a escola e os professores.

A melhor forma de acolher os pequenos é ajudá-los a lidar com os próprios sentimentos, através de conversas, jogos, músicas e brincadeiras. De acordo com a secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, o processo de adaptação requer paciência e carinho. “Para muitas dessas crianças, esse é um universo novo, longe do mundo familiar. Por isso, no tempo em que permanecem nas unidades, os pequenos são incentivados a participar de diversas vivências lúdicas. Aprendem músicas, conhecem o espaço físico e os brinquedos. Eles exploram a unidade escolar e descobrem que é um local seguro, onde poderão compartilhar coisas novas“, explicou.

Poliana ainda destaca que a preocupação da Secretaria de Educação, no início de cada ano letivo, é manter as equipes treinadas para receber com tranquilidade as crianças e suas famílias em um ambiente que transmita segurança e estimule o aprendizado desde cedo.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar